sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dúvidas e sugestões.

Continuem enviando suas dúvidas e sugestões. Todos os e-mail serão respondidos em tempo hábil. Obrigado a todos que têm escrito elogiando a iniciativa do Blog.


e-mail: eam706@hotmail.com

Técnicas Básicas I


SAÍDA DE QUADRIL I - POSIÇÃO Nº2

Agora é pura força abdominal (por isso que fazemos muitos exercícios abdominais no aquecimento).
Se o movimento fosse feito em camera lenta o descreveríamos mais ou menos assim:
Partindo da posição inicial (foto anterior) faz-se uma força com abdomen lateralmente (como se quisesse somente com a força do abdômen - sei, sei disso...não é para qualquer um...provavelmente vão dizer alguns novatos! - mudar o lado do corpo [note que o corpo está virado para a esquerda, é como se vc fosse mudar para a mesma posição do tronco, só que virado para á direita]) e, quando o tronco inteiro estiver sem contato com o chão vc impulsiona (esticando-se para trás, como aparece na foto). Neste momento específico da posição, velocidade é fundamental (pois vc vai querer ficar o mínimo de tempo possível exposto a uma possível passagem de guarda, por exemplo).
As pernas não se mexem.

Até a próxima...

sábado, 20 de setembro de 2008

Técnicas Básicas I

SAÍDA DE QUADRIL I - POSIÇÃO INICIAL


Importante: Por mais óbvio que possa parecer o objetivo da saída de quadril é realmente sair o quadril o mais afastado possível (se necessário) do adversário para que vc possa virar de quatro ou repor a aguarda (uma ressalva muito importante aqui: vc faz uma e depois a outra destas duas alternativas, fazer os duas aos mesmo anula seus efeitos tornando-o vulnerável).
Importante II: A função deste material é aprimorar a técnica do jiu-jitsu. Ou seja, não tem a pretensão de ensinar algo. É apenas um ponto de vista de um praticante de jiu-jitsu com certa experiência. Pessoas que nunca praticaram o esporte ou a arte terão dificuldade de entender a amplitude de algumas questões que serão abordadas. O que aconselho é que não façam desta dificuldade um empecilho, mas sim - UM DESAFIO.

Vc que já treina jiu-jitsu, às vezes deve se perguntar: Pq certos lutadores conseguem obter sucesso na saída de quadril enquanto outros possuem tanta dificuldade? Bom, existem inúmeros motivos para isso, mas talvez aqueles que mais influenciam no resultado são os detalhes técnicos da posição.
Por isso, estarei dissecando esta posição para que vc possa aproveitá-la ao máximo nos seus treinos.

Detalhes:

  1. Veja que uma perna está totalmente esticada e a outra está flexionada ao máximo (se vc flexiona a perna que deve estar esticada tem o risco de trazer o adversário e/ou "travar-se" durante o movimento, qto mais reta a perna mais diminui este risco. Quanto a perna flexionada, perceba que apenas a ponta do meu pé está no chão isto proporcionará um impulso extra);
  2. Guarda-de-braço - Percebam que meus braços estão esticados (o motivo é o seguinte: Acompanhem-me no raciocínio, ok?! Para o adversário passar minha guarda ele tem que passar da linha do meu joelho, não é verdade? Bom, então se eu manter meus braços esticados poderei evitar que isso aconteça, por tempo suficiente para colocar ganchos, virar de quatro ou fazer pegadas estratégicas. Será bem mais fácil utilizando adequdamente a guarda de braço do que ter que empurrar o adversário de volta ou tentar arremessá-lo quando ele já tiver transposto a linha dos joelhos). Se vcs repararem bem, notarão que os braços não estão totalmente esticados. Isso deve-se ao fato de que nesta posição temos dois objetivos principais: o primeiro já fora dito, que é a guarda-de-braço e o segundo é utilizar todas as alavancas do corpo para obter o máximo de potência no movimento da saída de quadril. Existe uma postura inicial do lutador, que está baseada em princípios básicos (falaremos mais sobre esta postura em outra oportunidade), que permitem que tenhamos a capacidade de lutarmos mesmo em condições tão adversas quanto a que nos encontramos quando alguém está "nos amassando" no 100kg.
  3. O quadril está praticamente de lado e a única parte que deve apoiar-se de fato no chão da cintura para cima é o ombro (adiante veremos porque).

CONTINUAREMOS NA PRÓXIMA LIÇÃO...